segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

INCONDICIONAIS, SOBERANAS ELEIÇÃO E REPROBAÇÃO [Predestinação para Condenação Eterna] 2/3:

Versos [Mal-] Usados por Calvinistas

(no mau entendimento que lhe dão)


parte 2 de 3.

http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html


David Cloud

traduzido por Hélio de Menezes Silva   e   Hélio Sousa Ferraz


[Chaves contrárias, já vistas: Rm 8:29-30; 1Pe 1:2; 1Co 1:21; Ef 2:8; A sequência de Rm 8:29-30 + Jo 1:12 + 2Co 5:17]


As distorções calvinistas dos 8 textos 1Pe 1:2; 2Tm 1:9; 2Ts 2:13; Ef 1:3-5; Ef 1:11; 1Co 1:26-29; 1Co 1:21-24; Rm 8:29-33 são analisadas e destruídas no primeiro arquivo, a Parte 1;

As distorções calvinistas dos 8 textos Rm 9:13-16; Rm 9:17-18; Rm 9:22-23; Rm 9:23-24; Rm 9:31-32; Rm 10:8-13; Rm 9:21; Rm 9:22-23 são analisadas e destruídas neste arquivo, a Parte 2; e

As distorções calvinistas dos 12 textos Rm 11:2-7; Rm 11:4; Rm 11:7; Ef 1:5; At 13:48; Tt 1:1; 1Ts 1:3-4; 1Ts 5:9; 2Pe 2:12; Jd 1:4; Ap 13:8; 2Tm 1:9 são analisadas e destruídas noutro arquivo, a Parte 3.



(salte esta leitura, no vídeo)
    Rm 9 13 Como tem sido escrito: "A Jacó amei, e a Esaú odiei  ".     14 Que diremos, pois? [Que há] injustiça [associada]- ao- lado de Deus? Nunca seja assim!     15 Pois a Moisés diz Ele: "Farei misericórdia a todo- e- qualquer- homem que Eu faça misericórdia, e sentirei compaixão de todo- e- qualquer- homem de quem Eu sinta compaixão".     16 Assim, pois, [isto] não [provém] daquele [que está] querendo, nem daquele [que está] correndo, mas [provém] dAquele [que está] fazendo misericórdia: [provém] de Deus.     17 Porque diz a Escritura a Faraó: "Para isto mesmo te levantei Eu: para que, em ti, mostrasse Eu o Meu poder, e para que fosse anunciado o Meu nome em toda a terra".     18 Assim, pois, a quem Ele (Deus) quer, faz misericórdia; e a quem Ele quer, endurece.     19 (Erroneamente,) Dirás tu, pois, a mim: "Por que ainda nos põe Ele culpa? Porquanto, à Sua vontade, quem tem resistido?"     20 Em verdade ([isto] sim), ó homem, quem és *tu*, que [estás] replicando a Deus? Porventura dirá a coisa formada Àquele (Deus) a havendo formado: "Por que me fizeste assim?"     21 Ou não tem autoridade o oleiro sobre o barro- pastoso para, proveniente- de- dentro- da mesma massa, fazer, em verdade, um vaso para honra, e um [outro] para desonra?     22 E [que] (direis) se, querendo Deus mostrar [Sua] ira e dar a conhecer o Seu poder, (mesmo assim) suportou em muita paciência [os] vasos d[a] ira ([aqueles] tendo tornado- a- si- mesmos- adequados para [a] perdição),     23 A fim de que também desse Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia (aqueles que Ele [] de- antemão- preparou  para dentro da glória (eterna))?     24 (A quem, também, Ele chamou- convidou – a nós – não somente provenientes- de- dentro- d[os] judeus, mas também provenientes- de- dentro- d[os] gentios)     25 Como, também em Oseias, Ele diz: "Chamarei, àquele que não [era] Meu povo, de 'Meu povo'; e, àquela não tendo sido amada (por Mim), [chamarei] de 'tendo sido amada.'"     26 "E sucederá [que], no lugar em que lhes foi dito: 'Não [sois], *vós*, o Meu povo'; ali serão eles chamados de 'filhos de o Deus [que está] vivendo'."     27 E [também] Isaías clama a respeito de Israel: "Ainda que seja o número dos filhos de Israel tal como a areia do mar, (somente) o remanescente será salvo.     28 Porque [a] obra  Ele [está] completando, e em- curto- tempo- terminando-[a] em justiça; porque fará [o] Senhor sobre a terra uma obra  tendo sido em- curto- tempo- terminada."      29 E, como tem dito de antemão Isaías, "se [o] Senhor d[os] Exércitos não nos deixou semente, [então] como Sodoma fomos tornados, e como Gomorra fomos feitos."     30 Que, pois, diremos? Que [os] gentios, aqueles [que] não [estão] perseguindo- em- busca- d[a] justiça, alcançaram [a] justiça? [Sim], mas [a] justiça [que é] proveniente- de- dentro- d[a] fé.    Rm 9 31 Israel, porém, que [está] perseguindo- em- busca- d[a] lei d[a] justiça, à lei da justiça não chegou.     32 Por quê? Porque não [buscou] proveniente- de- dentro- da fé, mas como que proveniente- de- dentro- d[as] obras d[a] Lei. Porque tropeçaram no Pedra de tropeço;     33 Como tem sido escrito: "Eis que Eu ponho em Sião um Pedra de tropeço e um Rocha de escândalo, e todo aquele que está crendo nEle (o Pedra de tropeço) não será envergonhado."

Este é, sem dúvida, o texto-prova favorito dos calvinistas para eleição soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}]. Mas será que ensina Romanos 9 que Deus arbitrariamente ou soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] escolhe [determina] alguns pecadores para serem salvos e [escolhe- determina] o resto para ser perdido? Vamos considerar oito fatos importantes sobre essa passagem:

NOTA *: "arbitrariamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da escolha ou da vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/ motivos/ propósitos/ critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido anunciados e que se possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente segue um motivo/ propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou glória."

NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se possam perceber e entender)."




[1) Rm 9:6-24 : https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/  
Paulo está respondendo à pergunta: "Por que a maioria de Israel rejeitou seu próprio Messias? Têm as promessas de Deus para Israel falhado?"    Calvinistas acreditam que Paul responde a esta pergunta, dizendo: "Não, a promessa de Deus não falhou, porque o plano de Deus não era para salvar eficazmente todo israelita, mas apenas um remanescente pré-selecionado."    Não-calvinistas acreditam que Paulo responde a esta pergunta dizendo: "Não, a promessa de Deus não falhou, porque o plano de Deus não era para salvar efetivamente alguém com base na sua nacionalidade, desejos ou obras, mas com base em sua fé (Rm. 9: 30-32)." E Deus está cumprindo Sua promessa de abençoar todas as famílias da terra através de Israel pelo endurecimento de alguns judeus e de ter misericórdia de outros daquele mesmo pedaço da argila dos "israelitas" (v. 21). Isto pode parecer injusto para alguns, mas é realmente muito justo e gracioso, dado que a [nossa] redenção é conseguida através do endurecimento de Israel e aqueles endurecido podem, eventualmente, ser "provocados à inveja e ser salvos" (Rom. 11:14).
]


1') Rm 9:13-16
 
Como tem sido escrito: "A Jacó amei, e a Esaú odiei  ".     14 Que diremos, pois? [Que há] injustiça [associada]- ao- lado de Deus? Nunca seja assim!     15 Pois a Moisés diz Ele: "Farei misericórdia a todo- e- qualquer- homem que Eu faça misericórdia, e sentirei compaixão de todo- e- qualquer- homem de quem Eu sinta compaixão".     16 Assim, pois, [isto] não [provém] daquele [que está] querendo, nem daquele [que está] correndo, mas [provém] dAquele [que está] fazendo misericórdia: [provém] de Deus.
      O exemplo de Esaú e Jacó não se refere à eleição referente à SALVAÇÃO PESSOAL, mas à eleição no que diz respeito às NAÇÕES no programa geral de Deus. O versículo Rm 9:12 deixa isso claro:     Rm 9 12 Foi dito a ela (a Rebeca): "O mais velho servirá- como- escravo ao mais jovem."  A promessa de Deus a Rebecca era sobre o filho mais velho servir ao mais jovem, não sobre sua salvação pessoal. Esaú poderia ter sido salvo. Ele poderia ter crido em Deus e estar na Galeria da Fé em Hebreus 11. Esta passagem não ensina que Esaú estava soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] predestinado para ser reprobado [predestinado para condenação eterna]. Ela ensina que Deus soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] escolheu a LINHAGEM de Cristo.



2) Rm 9:17-18
17 Porque diz a Escritura a Faraó: "Para isto mesmo te levantei Eu: para que, em ti, mostrasse Eu o Meu poder, e para que fosse anunciado o Meu nome em toda a terra".     18 Assim, pois, a quem Ele (Deus) quer, faz misericórdia; e a quem Ele quer, endurece.
Quanto ao Faraó, a Bíblia diz que ele já tinha rejeitado a Palavra de Deus em Êxodo 5:2 ANTES que Deus endurecesse seu coração em Êxodo 7: 3.     Ex 5 2 Mas Faraó disse: Quem [é] o SENHOR, para que eu obedeça a Sua voz, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel. A Bíblia também diz, duas vezes, que Faraó endureceu seu próprio coração "    Ex 8 15 Vendo, pois, Faraó que havia alívio, endureceu o seu coração, e não os atendeu, como o SENHOR tinha dito" (Ex. 8:15). Veja também Êxodo 9:34. Este não é um caso de soberana reprobação (incondicional, arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA **} predestinação para condenação [eterna]). A Escritura ensina que é sempre a vontade de Deus que os homens O sirvam, mas, quando O rejeitam, também [por isso, em troco] Ele os rejeita e os julga, e faz com que eles sejam tornados exemplos. Compare com 2 Tessalonicenses 2:10-12 --     2Ts 2 10 E em todo [o] engano da injustiça naqueles [que estão] se fazendo perecer (em- pagamento PORQUE NÃO RECEBERAM O AMOR DA VERDADE A FIM DE SER[EM] ELES SALVOS).    11 E, por causa disso, lhes enviará Deus [a] energizada- operação- d[o] enganar, para crer[em] eles para dentro da mentira,    12 A fim de que SEJAM CONDENADOS TODOS AQUELES NÃO HAVENDO CRIDO PARA DENTRO DA VERDADE, mas (, ao contrário,) havendo tomado- prazer n[a] injustiça." Estes pecadores serão condenados, mas não porque não foram soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos e não porque foram soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] reprobados (predestinados para condenação eterna), mas por causa da decisão pessoal deles em relação à verdade. Palavras não poderiam ser mais claras. Deus fez de Faraó um exemplo, e Deus endureceu seu coração para este propósito, mas ir além do que a Bíblia diz e alegar que Deus escolheu CRIAR Faraó para o propósito de reprobar (predestinar para condenação eterna) é um grande erro e é caluniar e difamar o nome do Deus amoroso.



3) Rm 9:22-23
22 E [que] (direis) se, querendo Deus mostrar [Sua] ira e dar a conhecer o Seu poder, (mesmo assim) suportou em muita paciência [os] vasos d[a] ira ([aqueles] TENDO TORNADO- A- SI- MESMOS- ADEQUADOS PARA [A] PERDIÇÃO),     23 A fim de que também desse Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia (aqueles que Ele [] de- antemão- preparou  para dentro da glória (eterna))?

Versos 22-23 n
ão dizem que Deus soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] prepara e adequa alguns pecadores para a destruição e outros para a glória. A frase "vasos da ira preparados e adequados para a destruição"(KJB, ACF) permite uma voz variante: de acordo com a PC Study Bible, pode estar tanto na voz passiva quanto na voz média, em grego, e [sabemos que] isso significa "tendo tornado- a- si- mesmos- adequados". Na voz média, o sujeito age em relação a si próprio.
[Como alternativa,] considere esta nota de Vincent Word Studies: "NÃO [está escrito] 'PREPARADOS E ADEQUADOS POR DEUS PARA A DESTRUIÇÃO', mas, em um sentido adjetival, 'prontos, maduros para a destruição', o particípio denotando um estado presente anteriormente formado, MAS NÃO DANDO NENHUMA DICA DE COMO FOI FORMADO. [O fato de] que os objetos da ira final tinham eles mesmos contribuído para tal assunto pode ser visto de 1Ts 2:15-16."
15 (Que são) aqueles tanto a o Senhor Jesus havendo matado quanto aos profetas deles próprios, e nos havendo perseguido- expelido, e a Deus não [estando] agradando, e a todos os homens [estando sendo] ativamente- antagônicos,    16 Impedindo-nos de aos gentios pregar a fim de que [estes] sejam salvos, para aqueles (os judeus perseguidores) encher[em] [a medida d]os seus pecados sempre; porque  chegou sobre eles a ira [de Deus] até ao extremo (dela)."
Ao permitir que a Bíblia fale por si mesma através do significado claro das palavras, e comparando a Escritura com a Escritura, vemos que o pecador preparou e adequou a si mesmo para a destruição, através da sua rejeição à verdade. Mesmo aqueles que nunca ouviram o evangelho, têm a luz da criação e da consciência e são [capazes e] responsáveis para responder à luz que eles têm, para que lhes seja dada mais luz (Atos 17:26-27). "
26 E fez, provenientes- de- dentro- de um [] sangue, cada- uma- e- todas as nações d[os] homens, para habitar[em] sobre toda a face da terra, havendo determinado [os] tempos tendo sido de antemão ordenados, e os limites da habitação deles;    27 Para buscar[em] eles a o Senhor, se talvez tateiem- à- procura- de Ele e [O] achem; embora, em verdade, não estando Ele longe de cada um [] de nós."



4) Rm 9:23-24
não significam que "Deus chama para a salvação apenas um certo [pequeno] grupo de antemão escolhido, [previamente] eleito
[arbitrariamente {NOTA *} e caprichosamente {NOTA **}]. "    Rm 9 23 A fim de que também desse Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia (aqueles que Ele [] de- antemão- preparou  para dentro da glória (eterna))?,    24 Os quais [somos] nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?" Tem-se que forçar essa teoria "Deus chama para a salvação apenas um certo [pequeno] grupo de antemão [arbitrariamente {NOTA *} e caprichosamente {NOTA **}] escolhido, [previamente] eleito" para dentro da linguagem dos versos. O calvinista afirma que o versículo 24 ["chamou"] se refere ao "chamado efetivo", que é um termo que descreve o "chamado irresistível [e exclusivo] dos eleitos", mas isso está aumentando a Palavra de Deus, o que é um grande erro. A Bíblia claramente afirma que Deus chama todos os que vierem a Cristo. Deus chama pelo evangelho (2Ts 2:14) e o evangelho deve ser pregado a toda criatura (Mc 16:15). Deus chama "todo- e- qualquer que está querendo" (Rm 10:13 e Ap 22:17). Deus chama a todo aquele que crê em Cristo. "E esta é a vontade dAquele (o Pai) havendo-Me enviado: que todo aquele (homem) que [está] vendo o Filho e [está] crendo  para dentro dEle (o Filho), tenha [a] vida eterna; e *Eu* o ressuscitarei no último dia." (Jo 6:40).



5) Rm 9:31-32
A salvação por Deus, mesmo
[quando aplicada] aos judeus, não era uma questão de eleição "soberana" [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}], mas estava baseada na de um indivíduo na Palavra de Deus. "9:31 Israel, porém, que [está] perseguindo- em- busca- d[a] lei d[a] justiça, à lei da justiça não chegou.    32 Por quê? Porque não [buscou] proveniente- de- dentro- da fé, mas como que proveniente- de- dentro- d[as] obras d[a] Lei. Porque tropeçaram no Pedra de tropeço;    33 Como tem sido escrito: "Eis que Eu ponho em Sião um Pedra de tropeço e um Rocha de escândalo, e TODO AQUELE QUE ESTÁ CRENDO NELE (o Pedra de tropeço) não será envergonhado." (Rm 9:31-33).



6) Rm 10:8-13 não deixa dúvidas de que a salvação não vem pela prévia, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}, incondicional eleição por parte de Deus. A promessa de salvação prova que salvação não é a escolha arbitrária ou "soberana" [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] de Deus [basta comparar com]:

Rm 10:8-13  "8 Mas que diz? "Junto a ti a Palavra  está, [a saber,] na tua boca e no teu coração; esta é a Palavra  da fé, a Qual (Palavra) estamos pregando."  9 Porque, se confessares  na tua boca a [o] Senhor Jesus, e creres dentro do teu coração que Deus O ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos, serás salvo.  10 Porque com [o] coração [o homem] crê , para [a] justiça; e com [a] boca Ele (Jesus) é confessado , para a salvação.  11 Porque diz a Escritura: "TODO aquele [que está] crendo nEle (Jesus) não será envergonhado". Is 28:16 12 Porquanto não há diferença entre o judeu e [o] grego: porque o mesmo Senhor (Jesus)  de TODOS [está] (Ele) sendo rico para com TODOS aqueles [que] O [estão] invocando.  13 Porque TODO- E- QUALQUER- homem que invocar o nome de o Senhor (Jesus)  será salvo."
Note as palavras "
qualquer" e "todos". Será que Deus zombaria dos pecadores prometendo-lhes salvação se eles viessem a crer em Cristo e, em seguida, apenas permitisse que aqueles que foram soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos realmente viessem a exercer tal fé?



7) Rm 9:21
A soberania de Deus não significa que a Sua vontade seja sempre realizada no homem.     Rm 10 21 Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente. Ver também     Mt 23 37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

Deus fez o homem à Sua imagem. O homem não é um robô. Ele pode exercer sua vontade em dizer "não" a Deus, e o homem disse "não" a Deus e resistiu a Deus desde o Gênesis até o Apocalipse. Se a soberania de Deus significasse que a Sua vontade é sempre feita, este mundo não faria sentido! É a vontade de Deus, por exemplo, que cada crente seja "santo, porque Eu sou santo" (1Pe 1, 16), mas sabemos muito bem que nem sempre é assim, e nunca o será perfeitamente [enquanto houver sobre o crente esta carne pecaminosa].



8) Rm 9:22-23
22 E [que] (direis) se, querendo Deus mostrar [Sua] ira e dar a conhecer o Seu poder, (mesmo assim) suportou em muita paciência [os] vasos d[a] ira ([aqueles] tendo sido tornados- adequados  para [a] perdição),     23 A fim de que também desse Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia (aqueles que Ele [] de- antemão- preparou  para dentro da glória (eterna))?
O cegamento de Israel, vinda da parte de Deus, não foi uma questão de eleição soberana
[incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}], mas ocorreu porque os israelitas primeiramente endureceram seus próprios corações. Considere Ez 12:2; Mt. 13:15 e Atos 28:25-27:

    Ez 12 2
Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles [são] casa rebelde.
Ezequiel diz que a causa da cegueira de Israel é sua própria rebelião.

    Mt 13 15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E FECHARAM SEUS OLHOS; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
Mateus diz que Israel fechou seus próprios olhos e essa é a razão pela qual eles não foram convertidos. Não existe, aqui, uma soberana reprobação (incondicional, arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA **} predestinação para condenação).

    At 28 25 E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,    26 Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis.    27 Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E FECHARAM OS OLHOS, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.
Também Atos diz que Israel fechou seus próprios olhos para que ela não fosse convertida. Não há, aqui, apoio para a doutrina calvinista de soberana reprobação (incondicional e arbitrária predestinação para condenação eterna).





David Cloud
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